Eu adoro viajar, adoro conhecer culturas novas, novas pessoas, paisagens, planejar aventuras e empreender novas descobertas. E sempre imagino que a minha vida é uma viagem, um transitar, um itinerário, que eu mesma fui escolhendo, às vezes de maneira consciente, às vezes de maneira inconsciente, mas sempre fui eu que fiz minhas escolhas.

Se a nossa vida é uma viagem, qual é o primeiro passo para mudar a nossa vida? Mudar o rumo, mudar a direção!  Porque – se não estamos satisfeitos, hoje, com qualquer coisa na nossa vida – o caminho escolhido deve mudar, devemos abandonar essa trilha e pegar outra estrada, ir em outra direção. 

Há muitas maneiras de ser feliz, todos temos talentos e habilidades diferentes, temos enormes potencialidades e uma missão para cumprir na Terra. Independentemente da religião, nós nos sentimos satisfeitos quando identificamos o que nos faz felizes e trabalhamos para alcançar nossos anseios.

Também podemos identificar qual caminho escolher nos perguntando: “Que contribuição posso dar à minha comunidade, ao meu mundo? Como pode meu desejo de ser feliz servir ao todo?”

Com a pandemia esta reflexão ficou mais presente na vida de milhares de pessoas que perderam o emprego e tiveram que se adaptar às mudanças repentinas de um novo mercado de trabalho. Mas a enorme crise também criou muitas oportunidades para começar de novo, para fazer novas escolhas, com mais propósito e significado.

Em algum momento da nossa vida, todos nós nos questionamos aonde estamos indo, quais são as nossas motivações, o que nos faz felizes.   Eu passei muito tempo pensando qual era a minha verdadeira vocação, qual era a minha verdadeira missão de vida… E, muitas vezes, fiquei acordada, durante a madrugada, pensando se o meu trabalho atual estava me levando aonde queria chegar na vida… Na verdade, eu nem sabia aonde queria chegar!  Então, como eu poderia chegar a um lugar de plenitude e satisfação, se não tinha ideia do que eu queria… 

O trabalho estava me dando estabilidade, segurança, um salário seguro e benefícios, mas não me trazia realização e reconhecimento; não sentia que estivesse colaborando com o mundo, com as outras pessoas. Durante vários anos, estive muito desmotivada, tinha uma rotina de trabalho cansativa, sentia-me perdida e não sabia qual decisão tomar. Sentia-me presa numa realidade de que eu não gostava e tinha medo de passar pela vida sem ter deixado um legado, sem ter dado a minha contribuição.

Eu queria sair da situação onde estava, mas não sabia como, o que devia fazer? Como começar de novo?

Foi nesse momento de dúvidas que decidi sair da minha vida de rotina e insatisfação para me conhecer, para saber qual é a minha missão e como posso ajudar aos demais com meus talentos e habilidades.   O autoconhecimento me ajudou para identificar o que eu realmente queria, para determinar minhas prioridades e para sair da situação em que estava, perdida e sem rumo.

Percebi que a primeira etapa de qualquer mudança de direção é tomar consciência das novas decisões que devem ser tomadas, aceitando e agradecendo também a grande oportunidade de pode recomeçar. 

Viver o momento presente como a base da transformação. É hoje o momento de viver! Viver focados no passado e lembrar o que fizemos errado, ou as coisas que não deram certo, não soluciona nada e, ainda mais, nos afunda numa realidade da qual queremos sair.  Viver no futuro é viver na ilusão, numa realidade que não sabemos se será concretizada, uma realidade incerta que, se não acontece do jeito que esperamos, aumenta o nosso nível de insatisfação e tristeza.

Para mudar de rumo, devemos focalizar no presente, no agora, como base para tomar as decisões que permitirão uma vida com maior propósito e liberdade.

Então, para começar, quero sugerir-lhe que pegue caderno e caneta e escreva a resposta a esta pergunta: O que posso fazer hoje para mudar o rumo da minha vida?  O que está me deixando insatisfeito? 

Colocando as coisas no papel, libertamos a nossa imaginação para sonhar, abrimos um canal de autoconhecimento, entramos em contato com nós mesmos e permitimos que o nosso coração fale e possa nos guiar com sinceridade.

O nosso coração sempre tem a verdade, sempre sabe o que é melhor para nós.

Tome um tempo, respire fundo, escolha um lugar tranquilo da sua casa, ou escolha um lugar na natureza, para fazer estas reflexões:

Exercício de reflexão

  1. Qual é meu caminho de vida hoje? Estou feliz com esta trilha que estou percorrendo?
  2. Estou seguindo o que me faz feliz, ou seguindo exemplos de outras pessoas?
  3. Quais histórias vou querer contar ao final da minha vida? Estou construindo, hoje, as histórias de vida que eu quero? 
  4. Quais pequenas decisões posso tomar hoje para ir em busca dos meus objetivos verdadeiros?
  5. Estou aproveitando todas as oportunidades do momento presente?

Espero que seja uma semana com muitas novas descobertas!

Dolores

(Visitado 31 vezes, 1 visitas no total)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *