A alegria e a emoção de chegar à Índia! Ter visitado os lugares mais lindos do norte do país e o incrível Taj Mahal com um grupo de mulheres do mundo inteiro, todas focadas em promover o empreendedorismo feminino e os lindíssimos projetos em andamento foi um grande sonho concretizado.

Me encantei pelo deserto de Rajasthan e por sua história milenar de fortes e palácios de Maharajás enfeitados por milhares de pedras semi preciosas e protegidos por muros altíssimos, para evitar a invasão dos exércitos de elefantes. A inspiração e a sabedoria do império Mogul que deixou templos como o imponente Taj Mahal e outras belíssimas mostras da arte refinada e incrível.

Visitamos cooperativas de mulheres artesãs, uma cooperativa de mulheres motoristas de Tuk Tuks, e outros projetos maravilhosos, todos administrados por mulheres que se uniram para trabalhar, somando esforços para avançar com muita resiliência, superando desafios e dificuldades!

Foi muito emocionante perceber como todas temos a mesma essência de querer aprender, crescer, utilizar os nossos talentos e habilidades para construir um mundo melhor, mais justo e com mais prosperidade para cada família e comunidade.
Essa viagem me trouxe uma nova visão das milhares de maneiras que existem para viver, para desenvolver um projeto profissional, para criar e para deixar nossa marca no mundo.

E quando falo que estive viajando pelo interior da Índia, a primeira pergunta que as pessoas me fazem é: “Você viu muita pobreza por lá?“
E foi justamente o contrário! Conheci um país cheio de recursos, um país com muita abundância, um país que vive sua cultura e sua espiritualidade cheia de cores, rituais e deuses protetores com fé e alegria.

Um país onde a exuberância das multidões e o barulho das ruas contrasta com a serenidade dos olhares, com o silêncio dos templos e com o respeito às milhares de vacas que transitam de maneira plácida e despreocupada no meio dos carros e motos.

Um país repleto de contrastes, de cores e de sensações. Um pais que respira multidões, que conserva suas tradições e que te transforma em observador permanente das situações mais inusitadas: uma família de camelos passeando livremente pelo centro de uma pequena cidade, uma mulher idosa passando roupa utilizando um modelo de ferro a “carvão” quente que é carregado a cada meia hora, um homem colocando ferraduras no cavalo no meio da rua, macacos roubando frutas dos quiosques, milhares de guirlandas de flores coloridas sendo elaboradas com paciência para decorar os templos…

E Ganesha, filho de Shiva e Parvati, sendo protagonista das passagens e portas decoradas, sendo o Deus dos Inícios e o grande removedor de obstáculos.

Muito obrigada à você incrível Índia! 🇮🇳 Obrigada pela riqueza de recursos e pela experiência de viver, ainda que por poucos dias, uma cultura milenar tão rica! A viagem ficará para sempre no meu coração❤️

(Visitado 7 vezes, 1 visitas no total)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *