Sempre quis viajar e morar em lugares diferentes, morei dois anos nos Estados unidos quando era estudante (foi uma experiência linda!) Mas nunca tinha imaginado morar no Brasil.  Eu sou argentina, de Buenos Aires e sai do meu pais em 2004 quando fui transferida pelo meu antigo emprego para trabalhar em São Paulo.  Em 2005 vim para o Rio de Janeiro e adotei a cidade maravilhosa como minha nova casa! Adoro o Rio!

Me lembro do momento em que me ofereceram a possibilidade de trabalhar no Brasil. Aceitei a proposta sem pensar muito, fazendo a mudança em uma semana (sim! Só em 7 dias fiz as malas, arrumei minhas coisas e me mudei para São Paulo para começar uma vida nova).

E logicamente que tinha medo e inseguranças, estava deixando meu “porto seguro”, minha casa e minha família…. Mas assumi a responsabilidade pela decisão e fiquei firme no meu propósito de aprender e de viver a experiência.

Estar num pais diferente, conhecendo a cultura, o idioma, fazendo amigos novos, conhecendo lugares lindos e ainda tendo desenvolvimento profissional. Tudo era muito empolgante para mim! Os medos foram ficando cada vez menores a partir do momento em que fiz a mudança!

Mas eu sei que tomar decisões é difícil, mudar os itinerários da nossa vida muitas vezes nos traz preocupações e ansiedade porque não sabemos o que acontecerá conosco, se a decisão é a melhor, se devemos arriscar, eu sei como é…. porque tive que tomar muitas outras decisões que influenciaram muito a minha vida e fizeram de mim a pessoa que eu sou hoje.

Quando tenho dúvidas, penso nesta frase que é inspiradora para mim:

“Daqui a vinte anos, você não terá arrependimento das coisas que fez, mas das que deixou de fazer. Por isso, veleje longe do seu porto seguro. Pegue os ventos. Explore. Sonhe. Descubra. ” – Mark Twain

E eu sei que você deve estar pensando…. É muito difícil arriscar, eu tenho medo de não dar certo, medo de não ter sucesso, medo de não gostar do que acontecerá no futuro, medo de querer voltar atrás…. Sim, medos todos temos!

Mas também todos nós temos um talento singular e uma maneira única de expressá-lo. Entrando em ação, nós nos conectamos com a energia do nosso eu interior para transformar os nossos talentos únicos e singulares em realizações.

E temos ferramentas para minimizar o medo. Acredito que a principal é o autoconhecimento, saber quem somos de verdade, seguir o nosso coração e utilizar as nossas forças para avançar, sempre.

Esta semana quero te propor um exercício que eu aprendi do escritor Timothy Ferriss, autor do livro “Trabalhe 4 horas por semana” (recomendo muito este livro!), em relação a estarmos inseguros em relação a tomar uma atitude e ao “antídoto” que podemos usar nessa situação.

Se você está pensando em tomar uma decisão e tem dúvidas ou medos em relação ao que fazer, coloca as coisas no papel, faz muito bem! O fato de escrever os medos nos ajuda a colocar as coisas em perspectiva. Você verá que depois de escrever as coisas no papel, as coisas não parecem tão enormes! Tudo fica relativo quando pensamos como vencer aquele desafio com planejamento e ajuda dos demais.

Então faz esta atividade de escrita:

  • Defina seu pesadelo, o que de pior poderia acontecer, se você fizesse o que está cogitando fazer. Você está procurando um novo emprego e está com medo de arriscar?  Quer mudar de cidade e tem medo do desconhecido e de começar de zero? Quer empreender e tem medo de deixar a segurança do emprego corporativo?
  • Quais medidas você poderia tomar para deixar as coisas melhores do que eram antes, mesmo temporariamente, se alguma das questões que você colocou no papel acontecessem?
  • Quais são os resultados ou benefícios, temporários e/ou permanentes, dos cenários mais prováveis das suas ações?
  • Quais são os custos – financeiros, emocionais e físicos – de adiar suas ações?. Se não fizer anda agora, daqui a 5 ou 10 anos, como você irá se sentir?

Esta atividade de escrita é muito poderosa. Eu fiz este trabalho quando pedi demissão do meu último emprego para começar minha própria empresa, e ainda com medos e muitas incertezas, consegui avançar e ter muito sucesso. Confia no teu potencial e conhecimento, tua força e intuição, para seguir um novo itinerários de vida, mais próspero e realizador.

Espero que seja uma semana de muitas descobertas e novos planos!

 

(Visitado 178 vezes, 1 visitas no total)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *