Eu adoro São Francisco de Assis, e sou muito fã dos seus ensinamentos e para mim uma frase resume muito da sua filosofia e amor : “Senhor, faz de mim um instrumento da tua paz”. Esta é a frase que sempre falo antes dos meus cursos, palestras e eventos da “Oficina de Revenue”. Porque a paz transforma a nossa energia! A paz e a serenidade do espirito , são como um oásis que podemos desfrutar quando estamos em harmonia e conectados com o nosso mundo interior.

Quando estamos em paz podemos inspirar, podemos comunicar melhor, podemos ajudar aos demais com os nossos talentos e habilidades.

A palavra serenidade significa aceitar a si mesmo, a vida e as pessoas como elas são, mantendo sempre uma atitude realista, positiva e sábia, em relação a tudo.

A aceitação da realidade, a aceitação das nossas grandes forças e virtudes e das nossas limitações, nos colocam em uma situação de paz interior que tem uma incrível força transformadora.   

Quando nós aceitamos, quando nós amamos e valorizamos, estamos em paz e podemos criar, podemos avançar.

Acontece que no mundo atual, somos bombardeados o tempo inteiro, por imagens de perfeição e idealização das coisas, ficamos nos sentindo “imperfeitos”, incompletos e começamos às vezes a imitar comportamentos e estilos de vida que não nos representam, não têm nada a ver conosco.   O fato de o mundo capitalista moderno impulsionar o consumo como fonte de felicidade, faz com que queiramos “comprar” em vez de viver, queiramos “ter” em vez de “ser”. 

Como recuperar a serenidade, quando estamos angustiados, cansados, com medo ou vivendo uma vida da qual queremos sair porque não nós representa mais?  Como recuperar a paz interior quando tudo parece tão complicado e difícil no mundo exterior? A meditação pode ajudar muito!

Existem muitas técnicas de meditação, há livros especializados e muitos vídeos no you tube que dão exemplos e ajudam muito para começar a criar o hábito da meditação.

Está comprovado que a meditação ajuda a curar doenças, melhora a energia física e mental, reduz o estresse, aumenta a concentração e a alegria. A meditação traz paz e serenidade para a alma.

A meditação ajuda para entrar em contato com uma energia muito poderosa : a intuição. A intuição permite que possamos ouvir o nosso coração, a sabedoria interior que nos ajuda para tomar melhores decisões. O coração sabe o que é melhor para nós.

Minha vida mudou totalmente quando comecei a meditar. Meditar aumentou minha concentração, aumentou minha disposição e meu foco.

A meditação é uma técnica que se aprende com a prática e não precisa ser complicada. Você somente deve fechar os olhos e focar na respiração, ficar em silencio e ouvir, sentir e respirar, somente respirar. Sugiro que tente de meditar no começo, pelo menos 5 minutos por dia. Após algumas semanas, você poderá meditar 10 ou 15 minutos e verá os efeitos fantásticos na sua vida.

Escolha um espaço tranquilo na sua casa, prepare um pequeno altar com flores ou com alguma imagem que represente muito para você e dedique alguns minutos por dia a respirar e meditar naquele espaço especial. Esse será seu “jardim”, seu cantinho sagrado para estar em paz.

Lembre-se de que demoramos, no mínimo, 21 dias para tornar qualquer atividade na nossa vida um hábito.  Então, fique focado nestas primeiras três semanas, até que a atividade seja incorporada, como rotina saudável, à sua vida.  

Posso garantir que os benefícios da meditação na minha vida foram enormes e sei que isso pode acontecer com você também.

Nesta semana quero te propor estes exercícios: 

  1. Dedique, pelo menos, 5 ou 10 minutos por dia a meditar. Feche os olhos, fique sentado numa cadeira com a coluna reta, foque na sua respiração, deixe os seus pensamentos ir (eu sei que, no começo, é difícil), mas fique nessa posição unicamente focando na respiração. Se aparecerem pensamentos ou preocupações, aceite-os e peça para sair da sua mente nesse momento; entre em harmonia com seu eu interior.  Sinta seu corpo, sua essência, sinta seu coração, todo seu ser, único e cheio de luz e paz.  
  2. Foque nas realidades de abundância da sua vida hoje.  Agradeça pelas bênçãos que você recebe do universo, da vida, do Deus.  Agradeça, diariamente, pelas coisas boas da sua vida e pelas experiências que estão fazendo você aprender e ser mais forte cada dia.
  3. Aproveite o contato com a natureza, pelo menos uma ou duas vezes por semana, vá a algum lugar tranquilo, um parque ou jardim, ou fique perto do mar, sentindo a energia e a paz das árvores, das flores, do mar, da terra. Conecte-se com a energia pura e abundante do nosso planeta terra.

Espero que seja uma semana de muita paz e descobertas!

Um forte abraço,

Dolores

(Visitado 188 vezes, 1 visitas no total)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *