É muito comum desejar sucesso, alegrias, realizações e tudo de melhor para o dia do aniversário ou em momentos especiais. Mas o sucesso tem um significado diferente para cada um de nós. O que é sucesso para você? Já pensou? Para algumas pessoas, ter sucesso é ajudar outras pessoas; para outras, pode ser ter independência financeira; para algumas, sucesso é poder passar mais tempo com a família ou ter a própria empresa e sentir-se livre, por não ter um chefe e horários fixos. Então, é muito importante saber o que é sucesso para você. Assim, você poderá avaliar se a trilha escolhida, seu itinerário de vida, está de acordo com o que você quer realmente, com seus anseios pessoais.

O que acontece é que as vezes identificamos o sucesso com exemplos de outras pessoas, efetuamos comparações, e isto acaba nos trazendo dúvidas e também insatisfação, quando esperamos uma coisa que na verdade não é “verdadeira” para nós. Tentar agradar aos outros, pode ser uma maneira de sabotar o nosso potencial criativo, por medo ou por não acreditar no nosso verdadeiro valor. E posso te falar que dá muito medo mesmo começar a comunicar a nossa mensagem, sair da zona de conforto, tomar decisões e empreender um caminho novo.

“Não posso oferecer a você uma fórmula infalível para o sucesso, mas posso oferecer uma fórmula para o fracasso: tentar agradar a todos o tempo todo”. Herbert Bayard Swope.

Para mim, o sucesso é ser empreendedora, ajudar outras pessoas, estar em movimento, em constante aprendizado, com desafios e também com alegrias e novas experiências. Sucesso para mim é ter independência financeira, para poder viajar e escrever. Sucesso é me divertir no dia a dia, trabalhando com meus próprios horários e ritmos. Sucesso é utilizar meus talentos e habilidades para ajudar aos demais.

Deepak Chopra fala que toda ação gera uma força energética que retorna a nós da mesma forma. O que semeamos é o que colhemos. E, quando escolhemos ações que levam a felicidade e sucesso aos outros, o fruto do nosso carma é a felicidade e o sucesso.

Então, uma vez que identificamos o que é sucesso para nós, devemos atuar como “semeadores” disso mesmo, para que esse dom volte para nós, com mais força e possa ser multiplicado nas nossas vidas. Se queremos felicidade, devemos semear felicidade. Se queremos paz, devemos semear paz, se queremos prosperidade financeira, devemos ajudar as outras pessoas a serem prósperas. Se queremos diversão, sejamos divertidos nas nossas experiências de vida, olhando o mundo com alegria.

E o que fazer se os resultados que obtivermos não forem os que imaginamos? O que fazer, uma vez que transitamos um caminho e percebemos que não era o que estávamos esperando? O fato de nos colocar em movimento, sair da zona de conforto para se descobrir e conhecer, vai nos deixar mais abertos para fazer novas escolhas e para identificar quando devemos mudar de trilha.

Eu passei por várias mudanças profissionais durante a minha vida, tive vários empregos e transitei por muitos caminhos. Mas cada experiência, cada passo dado, ajudou-me a estar preparada para dar o passo seguinte e, assim, fiquei cada vez mais feliz e consciente das minhas decisões. Acredito que os resultados acontecem quando nos colocamos em movimento, sendo protagonistas da nossa própria vida. Não existem exemplos perfeitos.

Cada um de nós percorre um caminho único na vida, um caminho individual especial, feito em função de nossas escolhas e que sempre é o caminho certo. Os resultados virão, se formos perseverantes, se ficarmos focados no que realmente vale a pena para nós, se formos constantes vivendo o momento presente. Às vezes, o sucesso, o que queremos alcançar está muito perto de nós, mas – por cansaço ou por inconstância – nós nos afastamos do nosso caminho, paramos para descansar ao lado da estrada e voltamos para trás, em vez de continuar… Então, fique firme no seu propósito, na sua missão. Comece de novo se precisar, lembre-se que toda grande caminhada começa com um primeiro passo!

Lembra que:

“Você é o que você pensa. Você é o que tenta conseguir. Você é o que você faz.” Bob Richards

E nesta semana quero te propor pensar e refletir estas questões:

1) O que é sucesso para você? Quais questões da sua vida pessoal e profissional hoje representam sucessos que devem ser comemorados?

2) Quais são os resultados que você espera concretizar neste ano?

3) O que você precisa aprender  para avançar mais rápido em direção aos seus objetivos?

4)  Uma grande caminhada se faz de avanços periódicos e constantes. Quais são os próximos passos que você pode empreender hoje em direção aos seus sonhos?

Espero que seja uma semana de novas trilhas de verdadeiro sucesso e aprendizados!

Dolores

(Visitado 420 vezes, 1 visitas no total)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *