Eu sou uma grande apaixonada pela História da Arte e especialmente pela época do Renascimento.  Uma época da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIV e início do século XVII que trouxe transformações enormes na cultura, sociedade, economia, política e religião, caracterizando a transição do feudalismo para o capitalismo e significando uma ruptura com as estruturas medievais.

Chamou-se “Renascimento” em virtude da redescoberta e revalorização das referências culturais da antiguidade clássica, que nortearam as mudanças deste período em direção a um ideal humanista e naturalista.

Um dos grandes referentes desta época é o famoso Leonardo da Vinci. Leonardo não foi apenas um pintor fantástico, mas também engenheiro, inventor, filósofo, musico e naturalista. Ele estudava a anatomia, desenhava maquinas, realizava observações astronômicas, estudos sobre fósseis, além de outras atividades de pesquisa e invenção.   Leonardo adorava observar, estudar, refletir e teve uma vida muito rica em aprendizados e descobertas.

Mas o que eu mais adoro do Leonardo é a curiosidade incansável que ele teve! A vontade de aprender, de querer saber mais, de experimentar, utilizando os seus talentos e habilidades para assim cumprir sua missão de vida.

Todos temos talentos e habilidades únicos, uma maneira de falar, de expressar as ideias e uma criatividade especial.  Podemos obter realização pessoal e profissional quando conseguimos expressar estes talentos e habilidades de maneira plena. Assim, a vontade de compartilhar os nossos dons e habilidades com as outras pessoas pode ser o início de uma vida profissional próspera e focada no que amamos e no que nos faz bem.

Você já pensou quais são os talentos que fazem de você uma pessoa única e especial?

Assim como o Leonardo teve uma enorme curiosidade incansável para aprender, gostaria de esta semana te inspirar para aprender mais sobre você mesmo, que esta semana o foco da atenção seja você.

“Aquele que conhece os outros é sábio, aquele que conhece a si próprio é iluminado”.

(Lao Tzu)

Quero te propor este exercício:

  • Fique em silêncio, encontre um lugar tranquilo, preferentemente na natureza, para escrever acerca de você e de quais são seus desejos e projetos para concretizar no próximo ano.  Escrever é um exercício poderoso. A partir do momento que escrevemos um projeto, estamos começando a visualizar que pode ser possível. Escreve o máximo de detalhes.
  • Por que esse projeto é importante para você?
  • Quais são seus talentos? Porque motivo as pessoas te elogiam?  O que é que as pessoas falam que você faz muito bem? Você utiliza estes talentos e habilidades na sua vida profissional hoje?
  • Se pudesse escolher outra carreira mais conectada com seus talentos, você sabe qual seria?
  • Já pensou em desenvolver alguma atividade profissional paralela para experimentar e aprender outros conhecimentos?
  • O que você pode começar hoje para estar mais perto daquele objetivo que você tanto espera?

Um forte abraço e espero que esta semana seja de muito aprendizado e descobertas!  

Dolores

(Visitado 139 vezes, 1 visitas no total)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *