“Se escutar uma voz dentro de você dizendo “Você não é um pintor”, então pinte sem parar, de todos os modos possíveis, e aquela voz será silenciada”. Vincent Van Gogh

 

A vida é uma viagem, um transitar por caminhos de aprendizado, de descoberta. Durante a minha vida sempre busquei novas aventuras, novas realizações pessoais e profissionais, procurei conhecer e aprender coisas novas. Viajei por lugares incríveis ouvindo e sentindo a natureza, sendo observadora de um mundo que energiza, transforma e cresce em harmonia.

Mas meu espírito de aventura e descoberta às vezes foi silenciado por uma voz interior que procurava segurança, estabilidade e conforto. Durante muitos anos me senti “dividida”, uma parte de mim procurando liberdade e uma vida sem horários, sendo líder do meu próprio projeto de vida, e outra parte de mim pedindo uma vida segura e tranquila.

Durante bastante tempo um impulso dentro de mim foi ficando mais claro, mais forte. Eu sabia que estava numa trilha profissional que não me fazia feliz, não era o que eu sonhava. Eu era bem sucedida, com uma carreira próspera, mas não sentia que essa fosse a minha missão na vida. Como sair deste caminho? O que fazer?

Neste momento de dúvidas, decidi começar uma viagem de descoberta diferente, um caminho de autoconhecimento através do Coaching de carreira.

Assim comecei a me fazer perguntas poderosas e a focar toda a atenção em mim. Fiquei meses ouvindo meu coração e fui sincera comigo mesma. Consegui ficar em paz, me aceitando, com todas as minhas forças e virtudes e também com todas as minhas fraquezas e dúvidas.

Neste processo de autoconhecimento, a vida também me colocou a prova, me testou, passei por momentos de muita dor e angústia, mas sai muito fortalecida deste caminho! Foi uma trilha íngreme e cheia de obstáculos, mas valeu muito à pena!   Consegui entender com clareza e com enorme alegria que eu quero é ser empreendedora! Foi enorme a minha felicidade quando descobri o que eu realmente queria fazer:  dar aulas, formar minha empresa,  ajudar aos demais a transformar a própria vida usando meus talentos e habilidades.

Procurei entender também quais eram minhas razões para sair de um trabalho seguro, com benefícios e estabilidade, e começar um projeto de empreendedora. Por que iria abandonar o que tinha conquistado para ir em busca de um sonho? Por que me arriscar por um projeto que era uma ideia, que só existia na minha mente e no meu coração?

Uma das minhas paixões é a leitura. Os livros sempre foram para mim uma grande fonte de inspiração e uma história em particular deu um sentido novo para meu propósito de vida.

O livro “O banquete” do filósofo grego Platão (380 a.c.), conta o que aconteceu num simpósio, numa reunião de grandes oradores e filósofos. Os participantes desse banquete, entre eles Sócrates, tiveram como objetivo durante o evento, fazer um elogio ao Deus do amor: “Eros”.

Nesta narrativa muito rica Platão expõe que existem diversas modalidades de amor: um amor terrenal (amor comum) e um amor celeste, que leva ao conhecimento.

Platão fala que o amor se concretiza na procriação do Belo, procriação nos filhos e procriação espiritual, através das nossas obras no mundo: “criação do pensamento e das demais virtudes”.

Fiquei maravilhada com esta maneira de descrever o Amor, como a busca “pelo que faz bem e pela beleza”, porque assim eu interpreto a busca e conquista de uma carreira ou uma profissão que nos dê satisfações e alegrias.

Porque unicamente quando nos amamos de verdade, quando buscamos o Bem e a Beleza para nós, é que estaremos de verdade alinhados com o nosso propósito de vida. Assim faremos a diferença na vida das outras pessoas também.

Que maneira mais linda de entender o meu desejo de ser empreendedora como um ato de amor, amor a mim mesma para desenvolver meus talentos, como ao mundo para me oferecer como força transformadora.  Acredito que empreender não significa somente a ação prática de criar um negócio próprio. Empreender também está relacionado com inovar e transformar ideias em realidades, superando obstáculos e aprendendo no processo. Empreender é deixar um legado ao mundo, através da nossa mensagem única. Empreender é manifestar o amor executando nossas habilidades, impactando positivamente a vida das outras pessoas.

Empreender é coragem para concretizar ideias e sonhos, sendo remunerados por isso ao agregar valor no nosso trabalho. Ao final todas as nossas criações, poemas, inventos e obras de arte são legados para o mundo, são formas de imortalizar a nossa alma e a nossa mensagem.

Acredito que nós empreendedores somos criadores, somos construtores de pontes e caminhos para que o nosso produto ou serviço possa alcançar o maior número de pessoas. Assim, além de sermos  transformados no processo, podemos mudamos o mundo.

No meu caminho de autoconhecimento, passei por muitos momentos de indecisão, de dúvidas e de fraquezas. Sou eternamente grata a muitas pessoas que estão e que passaram pela minha vida, sendo exemplos que me guiaram no caminhar. São como anjos que cuidam de mim e que me dão forças. Minha grande fonte de inspiração, meu pai, que hoje não está mais neste mundo, mas está presente no meu coração e me ajuda para nunca desistir.

É muito importante identificar os motivos pelos quais vale a pena lutar, as razões para viver cada dia e para seguir em frente.

Hoje sigo a estrada do empreendedorismo com determinação, com esperança e com alegria, motivada para impactar positivamente a vida das outras pessoas.

Ao final da minha vida, espero olhar para o caminho percorrido, com emoção e satisfação, feliz de ter lutado e me esforçado para concretizar meus sonhos.

Assim quando partir, será com a sensação de ter feito o melhor.

Será minha última viagem, o destino final do meu caminho de aprendizado.

 

(Visitado 203 vezes, 1 visitas no total)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *