A missão de “Itinerários de Vida” é te ajudar a planejar novas experiências de reconexão com você mesmo, para realizar mudanças positivas na vida pessoal e profissional.  É uma enorme oportunidade de reconexão pessoal realizar uma viagem de autoconhecimento!   

As viagens de autoconhecimento são oportunidades muito enriquecedoras se soubermos aproveitar as novas experiências para captar a energia da natureza e as mensagens do universo, para ouvir o nosso coração e assim entrar em contato com a nossa essência.

Uma viagem pode mudar a nossa vida para sempre! O universo sempre conspira ao nosso favor para nos ajudar neste processo transformador.

Isto foi o que aconteceu comigo em 2010 quando fiz o Caminho de Santiago de Compostela. Viajei sozinha, com pouco planejamento prévio, mas com a certeza de que esses dias trariam enormes aprendizados e encontraria o que eu estava procurando:  paz interior, mais alegria e reconexão comigo mesma. Nessa época,  eu estava passando um momento complicado da minha vida pessoal, estava triste e trabalhando muito, cansada e sem motivação. 

Comecei o caminho de Santiago na cidade de León, a 330 km de Santiago de Compostela, no dia em que fiz 40 anos! Isto foi uma feliz coincidência que me ajudou ainda mais a tornar esta data muito especial.

Depois de caminhar 13 dias com sol, chuva, com muito frio (neve!) e calor, quero compartilhar com você quais foram os 7 principais aprendizados que marcaram a minha vida:

  1. O mais importante foi perceber como a nossa vida é um caminho, uma trilha que nos leva onde nós quisermos, sempre há oportunidade de mudar, de escolher outro itinerário!  Somos nós que escolhemos sempre.
  2. A importância da observação silenciosa. O que é isto?  Sair das nossas rotinas, das nossas preocupações diárias e observar nossa vida desde outro lugar, ajuda muito para colocar as coisas em perspectiva! O que parecia tão terrível não era tão sério…  A clareza para ver a realidade como ela é, sempre acontece com a observação, vendo sem julgar, simplesmente estando presente.
  3. Valorizar as pequenas coisas:  na metade da viagem fiquei doente, peguei uma gripe forte e um dia tive muita febre, não tinha remédios e me sentia muito mal…. Quase não podia caminhar de cansaço.  Nesse dia o caminho magicamente me levou para a casa de uma família que hospedava peregrinos e cuidaram de mim como se fosse uma filha, me deram remédios, chá com gengibre e mel, todos os mimos para me recuperar. Essas pequenas coisas são tesouros que a vida nos proporciona e devemos valorizar tanto! Quantas vezes presentes inesperados acontecem conosco e não nós damos conta….
  4. Viver o momento presente:  quando comecei a caminhar em León, o destino final da viagem parecia tão longe…Com os dias de caminhada comecei a me focar no que aconteceria unicamente esse dia, sem pensar nos demais.  Se pensarmos sempre no final da trilha não podemos valorizar o que acontece conosco agora, o hoje! E a vida se vive em cada momento presente. Inclusive, no terceiro dia da caminhada perdi meu relógio… Mais uma mensagem do universo para eu ficar no momento presente, sem contar as horas e dias. A nossa vida é o momento atual.
  5. Gratidão e conexão com a natureza:  caminhei por lugares lindos, por bosques centenários, por fazendas de oliveiras, por trilhas com flores, caminhos com uma natureza exuberante.  A beleza de cada lugar e a conexão com esta energia poderosa me renovaram física e espiritualmente! Voltei desta experiência muito renovada, mais focada e determinada para tomar decisões. A energia da gratidão foi me fortalecendo cada vez mais.
  6. Tudo acontece por algum motivo: inclusive as coisas que podem parecer ruins na nossa vida, situações de dor e problemas, acontecem para que possamos aprender e assim tomar decisões.  Temos que estar abertos para entender o significado das nossas experiências e também nos perdoar se as coisas não acontecem da maneira que queremos. Com o tempo, entenderemos o significado do que aconteceu.
  7. Ouvir o nosso coração:  todas as respostas para a nossa vida estão dentro de nós! Mas para poder achar estas respostas devemos estar em silêncio e ouvir…. Ouvir e refletir, sem medo, mergulhando de braços abertos na nossa alma.

E você já pensou em algum momento fazer o Caminho de Santiago? Já fez?  Quando? Me conta! Vou adorar conhecer sua experiência.

E por último tenho uma surpresa para você!  Quero compartilhar contigo a palestra muito especial que Raquel Santos, de “Diários de Compostela”, fez para o 1ro. Encontro “Itinerários de Vida”.  Pode acessar o vídeo aqui

Vou adorar receber seus comentários!  Conta comigo para te ajudar caso esteja planejando uma viagem de autoconhecimento.  Ficarei muito feliz em ajudar.

Abraços!

Dolores

(Visitado 288 vezes, 1 visitas no total)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *