Sou uma grande apaixonada pela história da arte e adoro a pintura.  Em 2016 fiz uma viagem linda pela Itália e além de desfrutar das cidades históricas e paisagens maravilhosas, aprendi muito!

E hoje quero compartilhar com você uma história que ouvi de um dos maiores artistas do Renascimento: Michelangelo Buonarroti (1475-1564), um homem com uma excepcional personalidade que supera ampliamente as convenções ordinárias.

O célebre Michelangelo era uma figura reconhecida da escultura do Renascimento italiano, mas foi encarregado pelo Papa Júlio II de pintar o teto da Capela Sistina no ano 1508…. O mais surpreendente é que ele era escultor, era um artista com enorme talento, mas não era tão reconhecido como pintor…. Ainda assim ele assumiu o desafio de fazer essa obra monumental. Ficou quatro anos pintando esta obra incrível. Posteriormente foi convidado para pintar a parede do altar da Capela Sistina (medindo 13,7 x 12,2 metros).  Ele ficou sete anos pintando esta obra monumental e ele ainda começou este trabalho quando tinha 60 anos!

Quando as pessoas começaram a falar maravilhas do seu trabalho, ele falava:

“Se as pessoas soubessem o quão duramente eu trabalhei para obter a minha habilidade, ela não pareceria tão maravilhosa depois de tudo”.

Seus colegas viam nas realizações de Michelangelo uma qualidade, denominada terribilità, que se refere a aspectos como o vigor físico, a intensidade emocional e ao entusiasmo criativo, verdadeiras constantes nas obras deste criador.

Mas o que levou a Michelangelo a passar tantos anos da sua vida pintando em situações totalmente desconfortáveis? Ele devia pintar deitado, com a tinta caindo acima do rosto muitas vezes, suportando dores e cansaço extremo para terminar uma obra que hoje é reconhecida como uma das mais impressionantes da história mundial.

Ele precisava trabalhar e foi bem remunerado por isso, mas sem dúvidas foi uma grande paixão que ele teve pelo seu trabalho. Ele viveu até os 88 anos criando e nos deixou um legado eterno, obras que transcendem épocas e são admiradas por milhares de pessoas.  Michelangelo soube utilizar seus talentos e habilidades, soube transmitir sua mensagem ao mundo, ele soube identificar seu grande “porquê”, a grande motivação que levou ele a trabalhar com força e determinação.

Você já parou para pensar qual é o seu grande porquê nesta vida?  O que faz você seguir em frente apesar das dúvidas e dos medos?

Eu sei como é difícil saber qual é a nossa missão de vida. Durante muito tempo fiquei me perguntando qual era minha verdadeira vocação.  Eu gosto de tantas coisas!  Mas em 2015, quando percebi que não estava satisfeita profissionalmente e que deveria agir de verdade para procurar um novo caminho de vida,  passei muitos dias pensando o que devia fazer , com bastante medo e dúvidas.    Ao mesmo tempo, o fato de não fazer nada, me deixava muito triste e sentindo que o melhor era agir, ainda sem saber se as coisas iriam dar certo. 

O que me fez avançar e tomar uma decisão foi identificar minhas grandes paixões e a minha grande motivação nesta vida.  Pude entender e perceber o meu “porquê”. Eu adoro ensinar!  Adoro dar aulas!

Foi por isso que decidi começar minha empresa e me transformei em coach e em empreendedora.  Foi porque descobri o que me faz sentir que “sou eu”, verdadeira e autêntica, sentir que estou cumprindo minha missão de vida, vivendo meu momento presente com plenitude, ajudando a outras pessoas a cumprir sonhos.  Através do meu trabalho como Coach de Vida e de Carreira e também como consultora em Revenue Management e Estratégia Comercial, ajudo a centenas de hotéis a melhorar os resultados financeiros.   

Cada um de nós é um “artista” da sua própria vida, criando e desenhando histórias, construindo caminhos e trilhas únicas.

Então nesta semana quero te propor uma reflexão. Escreva acerca das grandes motivações da sua vida e de como identificar suas fontes de alegria e motivação.  Serão estas fontes de alegria as que darão força e impulso aos novos projetos!

Fique num lugar tranquilo, se possível perto da natureza, ouvindo teu coração.

1) O que te da alegria e motivação para continuar avançando dia a dia?

2) O que é sucesso para você?  O que realmente te move?

3) Quais são seus talentos e habilidades únicos e especiais que você quer compartilhar com o mundo?

4) Quais são as fontes de inspiração para você?  O que lhe dá forças para nunca desistir e superar todas as adversidades?

5) O que você precisa fazer hoje para estar mais perto do seu grande objetivo nesta vida?

 

Espero que seja uma semana de muita inspiração!

Abraços!

Dolores

(Visitado 180 vezes, 1 visitas no total)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *