No último feriado de Carnaval, fiquei em casa aproveitando para descansar, para escrever e para pensar em novos temas para os cursos e aulas dos próximos meses. Da janela do meu escritório, vi passar milhares de jovens fantasiados, sorridentes, animados com a música e com a festa colorida de sons e emoções.
E vendo esta festa comecei a pensar no verdadeiro sentido da felicidade, a grande aventura que significa descobrir o que é “ser feliz”.
Para alguns de nós, felicidade é poder ajudar aos demais; para outros é poder viajar e conhecer lugares incríveis; para outros a felicidade é estar com a família; poder viver uma vida com saúde e tranquilidade; para outros é ter dinheiro e prosperidade….
Mas por que não ter tudo? Por que termos limitações quando falamos de felicidade?
“A felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos que vão desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem, ainda, o significado de bem-estar espiritual ou paz interior” –
Fonte https://pt.wikipedia.org/wiki/Felicidade
Há muitas maneiras de entender a felicidade e não é minha intenção fazer um estudo aprofundado da felicidade neste “post”, o que eu quero te transmitir é a incrível aventura que significa ser feliz e procurar a felicidade.
Acredito que a felicidade é uma decisão que tomamos, no fundo do nosso coração, é uma escolha diária para poder viver uma vida com satisfação, equilíbrio e plenitude.
A felicidade se constrói dia a dia, é uma experiência que podemos vivenciar quando somos verdadeiros, quando vivemos de acordo com nossos valores, quando amamos e procuramos deixar nosso legado no mundo, quando caminhamos em direção às nossas metas e sonhos mais queridos.
E um dos principais caminhos para obter felicidade é o autoconhecimento. Empreender a aventura de mergulhar fundo na nossa alma para poder descobrir aquelas secretas fontes de alegria e paz interior. Uma vez descobertas, estas fontes estarão sempre a nossa disposição, são como um jardim secreto cheio de flores lindas e sempre em primavera. Flores de todas as cores, cada uma representando nossos dons e habilidades, aqueles presentes de Deus em nossas vidas que podemos utilizar para crescer e avançar.
Já pensou nisto? Já percebeu como você foi abençoado por estes presentes maravilhosos, dons e habilidades para poder transformar o mundo e ao mesmo tempo poder transformar a própria vida?
Nesta semana, quero te propor uma atividade de autoconhecimento e reflexão, seria ideal que pudesse escrever ou meditar acerca destas questões:
- O que é ser feliz para você?
- Quais são os talentos e habilidades únicos que você tem recebido nesta vida?
- Como você pode ser mais feliz utilizando teus talentos e habilidades?
Lembre-se que a felicidade é uma escolha diária, é uma decisão que podemos tomar de maneira consciente! A escolha é verdadeiramente nossa.
Um grande abraço e espero que esta semana seja de novas descobertas!
Dolores
Dica da semana: se tiver tempo aproveita para assistir ao vídeo da Psicóloga Lygia Pinheiro, é um material maravilhoso! O vídeo se chama “Desvelando os segredos da felicidade”, espero que goste! Lygia preparou este conteúdo com muito carinho para o Encontro “Itinerários de Vida” em 2014, e fala de autoconhecimento, viagens e os segredos para ser feliz. Pode assistir clicando aqui
Me conta depois, vou adorar saber o que você achou do vídeo!